Animais esquisitos

Cada mes um novo animal no Natali@_Clik
                                                             Tubarão Frade


Cetorhinus maximus
Ordem: Lamniformes

Segundos em tamanho (o maior é o tubarão-baleia), os tubarões-frade são criaturas grandes que se alimentam apenas de plâncton. Eles são observados nadando com as bocas abertas, filtrando pequenos organismos enquanto avançam nas águas.
Vistos com freqüência perto da costa, os tubarões-frade são grande atração para os ecoturistas, que podem ver estes gigantes a apenas uma curta distância da terra. Nadam regularmente na superfície e são tolerantes à presença humana, um fator que contribuiu para sua caça durante muitos anos.
Como muitas outras espécies de tubarões, os tubarões-frade têm sido submetidos a uma enorme pressão por parte dos pescadores. Devido ao seu enorme tamanho, eles têm sido alvos de pesca, pois podem representar uma tonelada de carne e 400 litros de azeite; enquanto seus fígados, ricos em vitaminas, podem chegar a atingir 20% do seu peso total. Os tubarões-frade são agora protegidos por lei na maioria dos países.
Tamanho máximo: 12 m / 7.000 kg
Distribuição: Águas costeiras temperadas e árticas do mundo inteiro. Muito raro em regiões tropicais.
Dieta: Plâncton, tipicamente constituído por larvas de invertebrados, pequenos crustáceos e ovos de peixes.
Reprodução: Incerta, mas acredita-se que sejam ovovivíparos, com períodos de gestação muito longos e um número reduzido de crias.